#9 Pergunta do formspring: o quer dizer o "Eu sou o que sou" de Exôdo 3:14?

Postado por Erike Couto

Tenho uma suspeita para aquilo que significa אהיה אשר אהיה ('ehyeh 'asher 'ehyeh) de Ex 3:14 e irei expô-la aqui.

No Egito, havia uma divindade que originou todas as coisas e outros deuses. Seu nome era "Khepri" (hpry). Este nome vem do verbo egípcio para "tornar a ser, existir", que é exatamente o verbo usado por Deus em Êxodo. O nome dessa divindade pode ser inclusive lido como "o que pertence ao ser" (bem filosófico não? rsrs). Como o nome "khepri" parece o nome para "escaravelho" (kheper), então este deus passou a ser associado ao escaravelho divino, que como o animal terrestre carregava a bolota de fezes, carregava Rá, o sol, ao longo do céu.

Aquela divindade egípcia era considerada primordial, sendo como uma energia, um poder soberano que movia os deuses, a criação e renovação da vida e até o próprio Rá, o rei dos deuses. Em muitos textos egípcios, como em um papiro com um dos mitos da criação egípcia, disponível no Museu Britânico. Ali, o deus Khepri fala que "eu sou aquele que veio a ser na forma de Khepri (o que é)".

Deus, no contexto de Êxodo 3, se revela a Moisés como aquele que é o criador de tudo - dos coxos, cegos e mudos - e por isso estava enviando-o para uma missão. E isso está ligado à revelação dele ao nome "Eu sou", e é este que se chama "Eu sou" (ou "Eu me torno") é que o envia a Faraó, aquele que na terra que era protegido por essa divindade egípcia, Kheperi. Então, nesse caso, Deus quis confrontar os conceitos de Moisés, e a força do mito e religião egípcia que envolvia o poder no Egito e o próprio Faraó, ao colocar sobre si um título tão forte quanto esse.

Esse é somente um palpite, baseado em algum conhecimento de egípcio e Egito antigo que adquiri. Um outro meio possível de interpretar este título é que ele é um jogo de palavras com o próprio nome "YHWH" (יהוה), o nome da aliança de Deus, que também parece derivar da raiz de "ser" ou "tornar-se" em hebraico.

Há algumas outras, mas não me vêm a mente no momento...

0 comentários:

Postar um comentário